O presidente do Governo Regional da Madeira culpabilizou «todos aqueles que, em Lisboa» recusaram à região uma maior autonomia pelas actuais dificuldades económicas da Região Autónoma Madeira.
Corpo do artigo
O presidente do Governo Regional fez esta crítica na sua intervenção na sessão solene comemorativa dos 503 anos da cidade do Funchal.
O chefe do executivo regional disse que os tempos são novamente de resistência perante «a situação a que irresponsavelmente foi trazida a República Portuguesa», considerando que os portugueses da Madeira e Porto Santo estão a «sofrer injustamente as consequências de politicas do Estado Central e de um sistema capitalista sem regulação».
«São culpados todos aqueles que, em Lisboa, nos recusaram uma autonomia com amplitude bastante para nos permitir acautelar ante tanto disparate» assim como «todos aqueles que nos agrediram financeiramente por medíocres razões político-partidárias», salientou.
Alberto João Jardim saudou «o magnífico trabalho» do presidente da Câmara Municipal do Funchal, o social-democrata Miguel Albuquerque, apesar de por vezes tenham opiniões diferentes «inteligente e civilizadamente».