Petição sugere programa para ajudar jovens a sair de casa dos pais com 100% de financiamento bancário e isenção fiscal de IMT e do Imposto de Selo.
Corpo do artigo
A Juventude Social Democrata (JSD) quer aprovar um programa de apoio à compra da primeira casa "para quem não tem pais ricos".
A iniciativa "1.ª Casa - Pela criação de um programa para jovens de apoio à compra da 1.ª casa" visa a criação de uma garantia pública que permita aos jovens - até aos 35 anos - comprar imóveis até aos 250 mil euros com acesso até 100% de financiamento bancário. A petição defende também a isenção fiscal de IMT e Imposto de Selo para a compra da primeira casa.
À TSF, o secretário-geral da JSD, João Pedro Louro, que é também o primeiro subscritor da iniciativa, sublinha que "hoje um jovem português sai de casa dos pais, em média, aos 34 anos".
TSF\audio\2023\06\noticias\01\joao_pedro_louro_2_proposta
"Portugal é o pior país da União Europeia. Se juntarmos a isto os baixos salários é um flagelo enorme conseguir sair de casa dos pais", reforça o líder laranja.
Os jovens portugueses são os europeus que, em média, mais tarde saem da casa dos pais - aos 33,6 anos (vs. 26,5 anos na UE).
A JSD quer colocar a Assembleia da República a discutir um programa que ajude os jovens a ultrapassar a barreira da entrada nos créditos à habitação, quer ao nível do financiamento bancário, quer ao nível dos impostos pagos no momento da compra (IMT e Imposto do Selo).
O secretário-geral da JSD, adianta que a isenção fiscal de IMT e do Imposto de Selo, numa casa no valor de 250 mil euros, pode representar uma poupança de 10 mil euros na compra da primeira habitação.
TSF\audio\2023\06\noticias\01\joao_pedro_louro_1_pais_ricos
Para concretizar a iniciativa, João Pedro Louro apela à "mobilização dos jovens portugueses" para ver a petição discutida no Parlamento. O secretário-geral da JSD, que defende: esta proposta vai combater a "inércia do Governo" sobre o tema da habitação jovem.
"Queremos que a Assembleia da República legisle sobre esta matéria, e responda à inércia do Governo nesta matéria. Temos assistido a vários anúncios de programas sobre habitação, mas nenhum consegue resolver esta realidade dramática com que os jovens se deparam hoje", adianta João Pedro Louro.
A petição "1.ª Casa" - pela criação de um programa para jovens de apoio à compra da primeira casa" pode ser subscrita no site do Parlamento.