Avião anfíbio caiu durante uma manobra de recolha de água para combate a um incêndio.
Corpo do artigo
Já foi localizado o avião de combate a incêndios que caiu esta quarta-feira na zona de Trizio, concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco.
O aparelho estará entre a ponte de Vale da Ursa e a localidade de Trizio, confirmou à TSF fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, junto à zona onde esta quarta-feira foi mobilizada uma equipa de mergulhadores para procurar os destroços.
Em declarações à agência Lusa, fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) acrescentou que o avião foi localizado esta manhã a 25 metros de profundidade.
O avião anfíbio médio FireBoss, de indicativo operacional Alfa 8, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, sofreu "um acidente quando efetuava uma manobra de 'scooping' (recolha de água)" no rio Zêzere.
O piloto, um homem de 49 anos, saiu ileso, sem necessidade de se deslocar ao hospital.
A aeronave estava estacionado em Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, e dirigia-se para o combate a um incêndio rural no concelho Ansião, distrito de Leiria.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil afirma que as causas do acidente serão apuradas pelas "entidades com competência em matéria de investigação de acidentes com aeronaves".