Luís Montenegro lembra que mudanças no Governo são competência do primeiro-ministro
O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, lamentou hoje a demissão do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e salientou que a sua substituição e uma eventual remodelação são da responsabilidade do primeiro-ministro.
Corpo do artigo
«Lamentamos muito que as circunstâncias tivessem forçado a sua saída neste momento», disse Montenegro, em Bruxelas.
Questionado sobre a sua disponibilidade para ocupar o cargo, Montenegro respondeu que «a competência para propor personalidades para o exercício de funções governativas cabe em exclusivo ao primeiro-ministro» - «e no PSD temos um grande respeito e uma grande confiança pelos critérios do primeiro-ministro», acrescentou.
Sobre uma eventual remodelação do executivo, o líder do grupo parlamentar do PSD adiantou que Pedro Passos Coelho «tem dado mostras de grande sentido de responsabilidade" e acerto "nos seus critérios e na sua ponderação», salientando que é ao primeiro-ministro que a questão tem que ser colocada.
Sobre Miguel Macedo, Montenegro considerou que este fez «um exercício de funções exemplar, cumpriu com grande sentido de responsabilidade, com grande sentido de Estado uma ação que era difícil».
Por seu o líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, sublinhou o espírito «muito assertivo de coligação» de Macedo e reitero «quer quanto ao tempo, quer quanto ao modo».
Os dois líderes parlamentares falavam aos jornalistas, em Bruxelas, à margem de uma reunião no Parlamento Europeu.