Madeira espera recorde de turistas na passagem de ano. Taxas de ocupação elevadas de norte a sul
Madeira tem "casa cheia" e Algarve espera chegar a números pré-pandemia. Centro e Norte também registam recordes.
Corpo do artigo
A procura hoteleira na Madeira está praticamente nos 100%. O secretário regional do Turismo, Eduardo Jesus, diz que o arquipélago espera receber um número recorde de cerca de 90 mil turistas para ver o famoso espetáculo pirotécnico na passagem de ano.
"Temos casa cheia. Agora, no final do ano, temos uma previsão de ocupação de 100%", conta Eduardo Jesus à TSF. É uma época muito conhecida aqui do destino Madeira, onde regra geral registamos sempre uma ocupação plena do setor".
Além da lotação esgotada nos hotéis madeirenses, "oito navios vão ser responsáveis por trazer à Madeira cerca de 30.000 pessoas por via marítima nesse só nesse dia", 31 de dezembro.
TSF\audio\2023\12\noticias\27\eduardo_jesus_2_turismo_madeira_embargo_7h00_
"O fogo de artifício do final do ano é, sem dúvida alguma, o momento alto deste mês", aponta Eduardo Jesus, recordando que a região já entrou para o livro de recordes do Guinness com o "Maior Espetáculo Pirotécnico do Mundo".
Este ano, 52 postos de fogo vão lançar fogo de artifício durante oito minutos no Funchal e dois no Porto Santo.
Também o Algarve espera níveis de ocupação hoteleira "muito bons" na passagem de ano. O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, diz que a tendência de crescimento se mantém desde o início do ano.
"Tendo em conta o feedback que tenho recebido por parte de muitos hoteleiros e das associações representativas do setor, o nível de reservas correspondeu à expectativa", diz à TSF André Gomes, o que permite à região "voltar aos números dos cinco milhões de hóspedes e 20 milhões de dormidas que registava no período pré pandemia".
TSF\audio\2023\12\noticias\27\andre_gomes_1_algarve_ocupacao
Na zona centro, o presidente da entidade regional de turismo, Raúl Almeida, fala em taxas de ocupação de 55% no último fim de semana do ano e 70% na noite de passagem de ano, sobretudo na Serra da Estrela.
TSF\audio\2023\12\noticias\27\raul_almeida_1_centro_taxa_de_ocup
Também o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, revela que 2023 tem sido um ano "excelente" em termos turísticos e último fim de semana do ano vai manter essa tendência.
TSF\audio\2023\12\noticias\27\luis_pedro_martins_1_turismo_porto_e_norte_embargo_7h00_
Com taxas de ocupação entre os 80 e os 90%, "a melhor distribuição de turistas por toda a região, quer no Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes" foi "uma das virtudes deste ano 2023", destaca Luís Pedro Martins.