Comentando o Boletim de Vigilância da Gripe, a subdiretora geral de Saúde explicou que «as coisas estão a evoluir de forma moderada e nada fora do padrão esperado».
A subdiretora geral de Saúde confirmou que mais de dez pessoas já passaram pelos cuidados intensivos de hospitais por causa da gripe, mas disse desconhecer casos de mortes.
Em declarações à TSF, Graça Freitas recordou, contudo, que os números que tem ao seu dispor são apenas referentes aos «hospitais que estão sob vigilância», o que faz desta estatística «uma amostra que nos dá alguma indicação».
«Não temos ainda relatos de casos de óbitos diretamente provocados pela gripe. Um indicador direto de gravidade que é a excessiva mortalidade por todas as causas em que muitas dessas mortes à posteriori são atribuídas à gripe ainda não se tem estado a verificar felizmente», adiantou.
Comentando o Boletim de Vigilância da Gripe, emitido pelo Instituto Ricardo Jorge, Graça Freitas indicou ainda que parece que se está no «início da curva epidémica e que as coisas estão a evoluir de forma moderada e nada fora do padrão esperado».