Marcelo destaca Isabel II como exemplo de "coragem, dedicação, estabilidade e sentido de serviço público"
Presidente da República recorda "com carinho" as visitas da monarca a Portugal em 1957 e 1985.
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou, "em nome do Povo português e no meu próprio" uma mensagem de "sinceros pêsames" ao agora Rei Carlos pela morte da sua mãe, a rainha Isabel II, destacando como um exemplo.
Numa mensagem publicada no site oficial da Presidência, Marcelo defende que a rainha Isabel II "permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público".
"Para Portugal e para todos os Portugueses perdurarão na memória de cada um de nós, com inquestionável carinho e apreço, as visitas que a Rainha Isabel II realizou ao nosso país, em 1957 e 1985", sublinha também o chefe de Estado que, a título pessoal, diz não poder "esquecer a honra" do encontro com a monarca em 2016, em Londres.
"Confiante nos históricos e inquebrantáveis laços de amizade que unem e continuarão a unir Portugal e o Reino Unido, renovo as minhas mais sentidas e sinceras condolências e apresento a Vossa Majestade a expressão da minha maior estima e consideração pessoal", termina.
A rainha Isabel II morreu na tarde desta quinta-feira, aos 96 anos, em Balmoral, na Escócia.