Marcelo recebido por Montenegro e com palmas à chegada da Universidade de Verão do PSD
O Presidente da República reitera que só falará da Ucrânia no evento.
Corpo do artigo
O Presidente da República foi esta quarta-feira recebido pelo líder do PSD à chegada à Universidade de Verão do partido, em Castelo de Vide (Portalegre), e com aplausos dos jovens alunos a partir da varanda.
Luís Montenegro, que apenas tinha previsto encerrar a iniciativa no domingo, chegou pelas 19h05 a Castelo de Vide e aguardou menos de dez minutos por Marcelo Rebelo de Sousa, que será o orador do jantar-conferência da iniciativa de formação política de jovens quadros.
Questionado pelos jornalistas, o líder do PSD justificou a sua presença antecipada para ouvir as reflexões que o Presidente da República entender partilhar com os jovens alunos, destacando a importância desta iniciativa promovida pelo partido há 20 anos.
"O mais alto magistrado da nação tem participado noutros modelos em edições anteriores. Não vem nessa qualidade, mas não deixa de ser um antigo presidente do PSD. Disponibilizou-se para partilhar parte das suas reflexões com estes jovens como creio que se disponibilizaria para outras iniciativas", disse.
À chegada, o Presidente da República repetiu aos jornalistas a informação já transmitida de que só "falará da Ucrânia", mas prometeu explicar na intervenção porque escolheu participar de forma presencial na Universidade de Verão do PSD.
"Daqui a bocadinho explico, ouvem aquilo que eu digo e depois fazem a leitura que quiserem", afirmou.
A chegada de Marcelo Rebelo de Sousa foi acompanhada pelos alunos da Universidade de Verão a partir da varanda do hotel, com muitos aplausos, e o Presidente teve oportunidade de ainda conversar com alguns dos jovens participantes.
O Presidente da República tinha também à sua espera duas vizinhas de Cascais, que estão em Castelo de Vide para uma excursão e ouviram falar da presença de Marcelo Rebelo de Sousa na vila.
Teresa e Madalena pediram - e conseguiram - a desejada selfie com o chefe de Estado, que depois se sentou antes do jantar durante breves minutos na varanda com Luís Montenegro e outros dirigentes do PSD, como o secretário-geral Hugo Soares, os vices António Leitão Amaro e Margarida Balseiro Lopes, o líder da JSD, Alexandre Poço, ou o diretor da Universidade de Verão, Carlos Coelho.
Marcelo Rebelo de Sousa regressa hoje pela décima vez à Universidade de Verão do PSD, na primeira participação presencial nesta iniciativa de formação política desde que foi eleito Presidente da República, em 2016.
O antigo líder do PSD (entre 1996 e 1999) participou nas edições de 2005, 2006, 2007, 2009, 2010, 2012, 2013 e 2014. Já como chefe de Estado respondeu, por escrito, a perguntas dos alunos em 2018 e, no ano passado, em direto mas à distância por vídeo.