Marcelo visita Canadá em setembro para assinalar 70 anos dos primeiros portugueses no país
O chefe de Estado estará em Montreal e Toronto e terá encontros com representantes da comunidade portuguesa.
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita o Canadá entre 13 e 17 de setembro, numa deslocação que assinala os 70 anos da chegada dos primeiros portugueses àquele país.
Marcelo Rebelo de Sousa estará no Canadá entre 13 e 17 de setembro, de acordo com o pedido de autorização ao parlamento, disponível no "site" da Assembleia da República.
No ano passado, Portugal e o Canadá celebraram 70 anos de relações diplomáticas. Este ano assinalam-se sete décadas sobre a chegada dos primeiros imigrantes portugueses oficialmente registados, em 1953.
O chefe de Estado estará em Montreal e Toronto e terá encontros com representantes da comunidade portuguesa, confirmou à Lusa o Palácio de Belém.
De acordo com dados do Observatório da Emigração, residiam em 2021 cerca de 134 mil cidadãos nascidos em Portugal. O número de lusodescendentes é muito superior, sendo estimado em cerca de 400 mil pessoas, segundo dados do recenseamento de 2021.
O conselheiro da comunidade portuguesa no Canadá, Daniel Loureiro, afirma, em declarações à TSF, que a visita de um Presidente da República "é sempre positiva", até porque é uma coisa "que acontece uma vez a cada 20 anos".
TSF\audio\2023\08\noticias\30\daniel_loureiro_1
"É sempre positivo a vinda de um Presidente da República assinalar feitos históricos - como a da nossa comunidade aqui, melhor ainda. E claro que se se puder aproveitar a visita para se conseguir algo, não só para a nossa comunidade, mas para os portugueses, em geral, é sempre positivo", destaca, lamentando, por exemplo, que a Universidade de Montreal tenha perdido "os estudos lusófonos", um curso que confessa ter a esperança de conseguir voltar a recuperar com a visita de Marcelo.
TSF\audio\2023\08\noticias\30\daniel_loureiro_2_programa_da_visita
Esclarecendo que o "programa ainda está completamente por definir", para a receção de Marcelo está prevista uma visita "ao bairro português e à missão Santa Cruz", sendo que o objetivo não é juntar uma multidão de pessoas.
TSF\audio\2023\08\noticias\30\daniel_loureiro_3_oportunidade_p_selfies_e_apertos_de_mao
"O objetivo não é ter 70 mil portugueses - que é o número que temos aqui no Quebec -, mas ter gente suficiente para ser um belo evento", aponta Daniel Loureiro.
Ainda em setembro, depois do Canadá, o Presidente da República desloca-se a Nova Iorque, nos Estados Unidos, para participar na 78.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, entre 17 e 23 de setembro.
A última vez que Marcelo Rebelo de Sousa participou na Assembleia Geral da ONU foi há dois anos, em 2021, tendo na sua intervenção lembrado o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que tinha morrido nesse mês, pela sua atividade no acolhimento de refugiados.
O ano passado, foi o primeiro-ministro, António Costa, que esteve em Nova Iorque para a 77.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, marcada pela invasão a Ucrânia pela Rússia.