
Medicamentos
Direitos Reservados
A Ordem dos Médicos rejeitou a proposta para os enfermeiros receitarem medicamentos, por entender que cada profissional apenas deve desempenhar funções para as quais está habilitado.
Corpo do artigo
A Ordem dos Enfermeiros defende que, tal como acontece em outros países, também os enfermeiros portugueses deviam poder receitar medicamentos.
O Serviço Nacional de Sáude (SNS) só tem a ganhar quando cada profissional exerce ««com competência, rigor a aplicação aquilo que são as suas características profissionais, que têm a ver com a formação especifica que recebem e com o seu papel na equipa de Saúde», defendeu o bastonário da Ordem dos Médicos.
José Manuel Silva confessou-se ainda, nestas declarações à TSF proferidas esta quinta-feira, surpreendido por os enfermeiros ao mesmo tempo que «têm um litígio jurídico com os farmacêuticos por causa da administração de vacinas» quererem passar receitas alegando que fica mais barato.
«Espero que nenhum ministro da Saúde queira pôr profissionais mais baratos a desempenhar as funções dos senhores enfermeiros», acrescentou.
Ainda assim, o bastonário mostrou-se disponível para dialogar, até para os enfermeiros entenderem a «complexidade e as exigências do processo de prescrição [de medicamentos] e a responsabilidade profissional que lhe é inerente».