Megaoperação investiga rede de imigração ilegal na Europa que se terá aproveitado de lei portuguesa
Operação de buscas envolve mais de uma centena de inspetores da PJ em articulação com as autoridades de vários países.
Corpo do artigo
Está em curso esta segunda-feira uma megaoperação da Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária que visa desmantelar uma rede criminosa suspeita de trazer para a Europa milhares de migrantes em situação ilegal, avançou a CNN Portugal e confirmou, mais tarde, o ministro da Administração Interna.
Mais de uma centena de inspetores da PJ levaram a cabo buscas e detenções, sobretudo na grande Lisboa, em articulação com as autoridades de vários países.
Há uma dezena de suspeitos, a maioria com origem em países do sudeste asiático, da Índia ao Paquistão, que teriam em prática um esquema que parte do aproveitamento de uma lei portuguesa.
A rede sobrecarregava deliberadamente a plataforma SAPA - o Sistema Automático de Pré-Agendamento do SEF - com milhares de requerimentos online e pedidos de entrevistas para imigrantes, que solicitam autorização de residência com base em supostos contratos de trabalho.
Durante o período em que estão em espera de entrevistas das autoridades portuguesas, os migrantes, recrutados pela rede a troco de milhares de euros, podem circular livremente pela Europa.