O Mosteiro de Santa Clara a Velha que ontem, sábado, tinha água nos claustros e na igreja e que entrava pelo portão lateral que dá para o Mondego, está agora rodeado de um enorme espelho de água castanha.
Corpo do artigo
Havia esperanças que o cenário de 11 de janeiro se evitasse, mas o pior começou a confirmar-se esta manhã.
Na porta sul do Mosteiro de Santa Clara a Velha, que no sábado estava seca, hoje, e apesar da abertura dos diques durante a noite, a água passa já o metro de altura e já boiam os contentores do lixo.
Ao lado, o restaurante Tertúlia, que ontem passou o dia a esforços redobrados para limpar a água do interior, hoje resignou-se.
Quer ao Mosteiro, quer ao restaurante só se chega de barco e o proprietário colocou chapas de metal a forrar as principais entradas, para minimizar os estragos.
Depois dos diques abertos a intenção era que as águas do rio baixassem, mas até agora não aconteceu em Coimbra e alagou já, durante a noite, os campos do Mondego.
Em São Silvestre, Maria Quinteiro e o marido, foram surpreendidos pela subida repentina do rio e não tiveram tempo de aquartelar o rebanho. "o meu marido resolveu mudar para o alto, porque elas estão numa cerca com cancelas de ferro, mas nunca pensámos que a estrada ficasse intransitável".
Desde crianças que não viam as águas do Mondego a chegar à aldeia e a invadir os campos agrícolas com tanta força. "Isto nunca aconteceu, só antes do regadio, quando éramos miúdos, por isso é que o meu marido pensava que elas estavam seguras ali", confessa a agricultora.
De Coimbra até Montemor-o-Velho os verdes campos são agora castanhos e a corrente forte leva consigo utensílios agrícolas e pequenas casas de madeira, que servem de apoio à agricultura.
Na outra margem, Granja do Ulmeiro, em Alfarelos, prepara-se já para um cenário pior, com o dique desta zona ainda fechado, a vila já está rodeada de água. Por precaução, temendo o que já aconteceu em 2001, os proprietários dos restaurantes levantam cadeiras e mesas e desligam máquinas, depois de na noite de ontem terem ficado às escuras devido ao rebentamento de uma caixa elétrica à entrada da localidade.
Veja aqui a evolução negativa da situação no Mosteiro de Santa Clara a Velha, de ontem, sábado, para hoje, domingo.