Um dos mais relevantes atores portugueses morreu em casa, em Lisboa. Tinha 75 anos.
Corpo do artigo
A assessoria de Nicolau Breyner revelou que o ator português, nascido em Serpa, morreu "aparentemente de causas naturais".
Nicolau Breyner estava atualmente a participar nas rodagens da telenovela "Impostora", na TVI, com Maria do Céu Guerra, Helena Isabel, Eunice Muñoz e João Perry.
No último sábado, o ator esteve no Chiado, na inauguração de uma exposição numa livraria de Lisboa.
Nicolau Breyner teve uma longa carreira no teatro, cinema e televisão. Foi ator, guionista, realizador, apresentador, diretor de atores, empresário na área audiovisual.
Participou em mais de 50 programas e séries de televisão e em perto de 40 filmes.
Em 1982, ajudou a escrever Vila Faia, a primeira telenovela portuguesa.
Nicolau Breyner foi responsável pelo lançamento de Herman José como ator, naquela que é uma das mais conhecidas rábulas de ambos, Senhor Feliz e Senhor Contente.
[youtube:Ub2wYA9lLCE]
Eu Show Nico, Euronico e Nico D'Obra foram alguns programas televisivos onde participou.
No cinema, Nicolau Breyner começou em 1961, no filme "Raça", de Augusto Fraga. Recebeu três Globos de Ouro para Melhor Ator, em 2003 e 2004. Assumiu o papel de realizador, entre outros, em "Contrato" e "Sete pecados rurais".
Henrique Campos, Joaquim Leitão, António-Pedro Vasconcelos, Luís Galvão Telles, António da Cunha Telles, Leonel Vieira, Jorge Paixão da Costa e Fernando Lopes foram alguns dos realizadores com quem trabalhou.
Nicolau Breyner fundou a NBP Produções, hoje Plural Entertainment.
Distinguido em 2005 com a Ordem de Mérito, Nicolau Breyner desejava ver no Alentejo a criação de uma estrutura profissional de captação de produções de cinema para a região, que nunca foi completamente concretizada.
Também teve participação na vida política, concorrendo à câmara municipal de Serpa pelo CDS em 1995 tendo assumido funções de vereador.
Chegou a ser militante do PSD e, mais recentemente, integrou a candidatura de Nuno da Câmara Pereira pelo SIM - Movimento Independentes por Sintra à presidência da câmara.