
Hélder Rosalino
Direitos Reservados
Hélder Rosalino indicou que as fundações receberem apoios estatais na ordem dos 820 milhões de euros entre 2008 e 2010, que deverão ser reduzidos em 55 por cento nos próximos anos.
Corpo do artigo
O secretário de Estado da Administração Pública garantiu que «nada move o Governo contra as fundações» e lembrou que é necessário rigor na atribuição de fundos públicos, especialmente em tempo de crise.
Na Assembleia da República, Hélder Rosalino chamou à atenção para os milhares de euros que as fundações têm recebido do Estado ao longo dos anos e o facto de nunca ter sido feito um estudo sobre estas instituições.
Este governante adiantou que a «maioria das fundações que existem em Portugal prossegue fins altamente meritórios para a sociedade em amplos domínios», contudo, estas receberam 820 milhões de euros em três anos.
«As decisões tomadas pelo Governo representaram uma redução de apoios públicos às fundações na ordem dos 55 por cento face ao verificado em base anual entre 2008 e 2010», acrescentou.
Na resposta, o líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, considerou que o Governo «atira areia para os olhos e por isso que estará a dar entrada na mesa da Assembleia da República um requerimento» para que sejam remetidos ao Parlamento «todos os estudos que fundamentam a decisão política».