"Não podemos brincar em serviço." Estado de emergência será prolongado até 1 de maio
Decisão deverá ser oficializada até ao final da semana, segundo o Presidente da República.
Corpo do artigo
O Presidente da República anunciou, esta sexta-feira, que tenciona estender o estado de emergência até dia 1 de maio, na sequência da pandemia de Covid-19.
Numa declaração feita ao país ao início desta tarde, Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que a presidência está "em vésperas de formalizar esta decisão", que deverá ser oficializada até ao final da próxima semana.
12056490
"Está formada a minha convicção (...) quanto à renovação do estado de emergência até ao dia 1 de maio, pelas 24 horas", afirmou o Presidente da República a partir do Palácio de Belém, referindo que terão ainda de ser consultados epidemiologistas, na quarta-feira.
O texto será depois objeto de parecer do Governo e a aprovação caberá à Assembleia da República, lembra, mas é certo que "todos estão unidos".
"Não podemos brincar em serviço. Não podemos afrouxar neste momento decisivo. Não é altura de baixar a guarda", sublinhou o Presidente da República.
12055826
Por outro lado, Marcelo Rebelo de Sousa admite que, na nova fase do estado de emergência, podem não ter de se repetir as mesmas restrições aplicadas no período da Páscoa.
O estado de emergência vigora em Portugal desde o dia 19 de março e, de acordo com a Constituição, não pode ter duração superior a 15 dias. Foi renovado, a 3 de abril, ficando em vigor até 17 de abril e abrangendo todo o período da Páscoa com medidas de maior reforço.
12056415