"Não vale a pena o risco." Associações de Pais desaconselham viagens de finalistas
Apesar de não estarem em vigor restrições às viagens, o presidente da CONFAP quer "convencer a juventude" a não sair do país.
Corpo do artigo
A um mês das férias da Páscoa, o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) desaconselha os finalistas do ensino secundário a viajar.
Em declarações à TSF, Jorge Ascenção diz que, apesar de nem a Organização Mundial de Saúde (OMS) nem a Direção-Geral da Saúde (DGS) terem imposto restrições às viagens, não vale a pena correr riscos.
"Não valerá a pena correr o risco por esta viagem de finalistas. Este ano seria de ponderar seriamente não a realizar."
TSF\audio\2020\02\noticias\27\jorge_ascencao_riscos
A decisão cabe a cada estudante e respetiva família, nota Jorge Ascenção, mas esta é a recomendação da Confederação Nacional das Associações de Pais.
"A vida não valerá o risco de uma viagem deste tipo", que pode ser realizada noutra altura "com mais segurança", reforça.
11863259
"Pensamos sempre que isto só vai acontecer aos outros", ainda mais na "irreverência da juventude", diz, Jorge Ascenção, mas "esta é uma situação que está sem controlo", pelo que todos devem contribuir para minimizar o risco, defende.
TSF\audio\2020\02\noticias\27\zz_ascencao
Por outro lado, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas sublinha que a palavra de ordem é "ponderação", até porque não existe qualquer proibição relativamente às viagens de estudantes ao estrangeiro.
À TSF, Filinto Lima diz que é, contudo, necessária "responsabilidade social" por parte de pais, alunos e empresas que organizam as viagens de finalistas, sobretudo tendo em conta o destino.
TSF\audio\2020\02\noticias\27\filinto_lima_1
Quanto às recomendações da DGS para que sejam definidos e adotados planos de contingência, Filinto Lima sublinha que as escolas têm realizado campanhas de sensibilização e informação e estão em permanente contacto com a tutela.
TSF\audio\2020\02\noticias\27\filinto_lima_2
Em declarações à entrada para o Conselho de Ministros em Bragança, António Costa comentou também que "talvez fosse recomendável evitar viagens de finalistas sobretudo para zonas onde já sabemos que se verificou risco e para o estrangeiro."
TSF\audio\2020\02\noticias\27\antonio_costa_6_virus_viagens_finalistas
11863970
Segundo o Jornal e Notícias, as escolas receberam esta quarta-feira uma recomendação da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares para ponderarem "a oportunidade e conveniência das visitas de estudo e outras deslocações ao estrangeiro, em particular a países ou zonas com maior incidência de casos de infeção".
11852969