Aberta 24 horas por dia. Creche em Braga ainda está em construção e já tem 145 pré-inscrições
Obras para a construção do "Clube dos Pequenos" arrancaram esta semana. Espaço terá capacidade para 84 crianças e funcionará 24 horas por dia.
Corpo do artigo
As obras de construção da nova creche de Braga arrancaram esta semana, mas o estabelecimento já conta com 145 pré-inscrições, sendo que apenas terá capacidade para 84 crianças.
Chama-se "Clube dos Pequenos", a creche e berçário do Centro Social do Vale do Homem (CSVH) que já começa a ganhar forma na Rua Caixas de Água, em Gualtar.
TSF\audio\2023\10\noticias\27\vanessa_baptista_clube_dos_pequenos_vb
"Muitas pessoas podem já ter resolvido o problema com outras creches, mas se todas as pré-inscrições estiverem ainda sem lugar, quer dizer que a creche vai abrir já com as vagas preenchidas", avança o presidente do CSVH, José Pereira.
Depois de um primeiro concurso que ficou deserto, a empreitada foi adjudicada à empresa Engimov. O prazo de execução da obra é de 10 meses, logo, a Instituição Particular de Solidariedade Social acredita que poderá abrir portas em setembro de 2024.
A infraestrutura surge da parceria entre o Centro Social do Vale do Homem, o Município de Braga, que cedeu o terreno, a administração do Hospital de Braga e da Universidade do Minho e a Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga.
A obra está orçada em 2,3 milhões de euros, sendo que 812 mil euros serão provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Esta nova creche de Braga, para crianças entre os 0 e os 3 anos, irá funcionar 24 horas por dia e sem encerramento para férias. Numa primeira fase está prevista a contratação de 30 colaboradores.
José Pereira explica que apesar da parceria com o Hospital de Braga e a UMinho, não vão existir vagas específicas para estes profissionais.
"É lógico que pela localização e pelo cariz inovador, devido aos horários alargados, os profissionais sejam do hospital sejam da universidade são os primeiros a serem beneficiados, mas no fundo não será uma creche só para estes profissionais. Nunca o Centro Social do Vale do Homem disse que as vagas seriam só para profissionais destas duas instituições", afirma.
Atualmente, a instituição aguarda respostas da parte da Segurança Social, nomeadamente, quanto à possibilidade de alargar o número máximo de crianças na creche e gratuitidade para os pais que optem pelo horário noturno que não está incluído no programa "Creche Feliz".
"Nós defendemos que a capacidade da creche podia ser de 168 crianças e não 84, já que os horários diurnos e noturnos não colidem, mas essa resposta ainda não temos", explica.
O espaço terá também serviço de baby-sitting que poderá ser uma importante ajuda para profissionais de saúde, docentes ou estudantes. "Vai permitir às pessoas que vão a uma consulta no hospital, a um professor da universidade ou mesmo um aluno que pontualmente usufruam deste serviço", sendo que esta é uma resposta independente da creche e berçário, ou seja, não é necessária inscrição.
A 12 de janeiro, data do aniversário do Centro Social do Vale do Homem, será realizada a cerimónia do lançamento da primeira pedra do "Clube dos Pequenos".