"Saúdo as vítimas de todo o tipo de abusos." Rui Valério é o novo patriarca de Lisboa
Nas primeiras palavras enquanto patriarca de Lisboa, Rui Valério não esquece as vítimas de abusos na Igreja Católica.
Corpo do artigo
O novo patriarca de Lisboa, Rui Valério, tomou este sábado posse na Sé Patriarcal e a cerimónia da sua entrada solene decorre no domingo, na igreja de Santa Maria de Belém, nos Jerónimos, segundo informação divulgada pelo Patriarcado.
A tomada de posse decorreu este sábado diante do Cabido da Sé, ou colégio dos consultores, e a entrada solene será a primeira missa presidida por Rui Valério enquanto patriarca de Lisboa.
TSF\audio\2023\09\noticias\02\peca_manuel_vilas_boas_10h
Rui Valério, que trabalhou durante vários anos como padre no Patriarcado, sucede a Manuel Clemente, que pediu a resignação por limite de idade.
"Saúdo todas as vítimas de todo o tipo de abusos"
Nas primeiras palavras enquanto patriarca de Lisboa, Rui Valério não esquece as vítimas de abusos na Igreja Católica: "Saúdo todas as vítimas de todo o tipo de abusos (...). Dou-vos e darei sempre a minha solidariedade."
"Convosco carregarei o fundo do vosso sofrimento", disse o prelado, que discursava após tomar posse hoje na Sé Patriarcal de Lisboa, perante o Cabido da Sé, ou colégio dos consultores.
TSF\audio\2023\09\noticias\02\rui_valerio_vitimas_de_abusos_rtp3_12h
No final da cerimónia, Rui Valério acrescentou, em declarações aos jornalistas, "que o primeiro caminho é compreensão" e que as "vítimas devem ocupar verdadeiramente o centro".
O Vaticano anunciou, em 10 de agosto, a nomeação do bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança como novo patriarca de Lisboa.
O novo patriarca tem 58 anos e é natural de Urqueira, no concelho de Ourém. Foi ordenado padre em 1991, em Fátima. Torna-se agora o 18.º patriarca de Lisboa.
Pertencente aos Missionários Monfortinos, foi o primeiro padre português daquela congregação a ser ordenado bispo.
Manuel Clemente, que esteve à frente do Patriarcado de Lisboa nos últimos 10 anos, completou 75 anos no dia 16 de julho, idade prevista para a apresentação da renúncia ao lugar de titular da diocese.