Depois de Santo Tirso, o primeiro-ministro foi recebido hoje em Coimbra por cerca de 300 pais, alunos e professores que protestavam contra o corte nos contratos de associação.
Corpo do artigo
António Costa chegou pouco depois das 10:00 à Universidade de Coimbra, para assistir à sessão solene do doutoramento "honoris causa" do ex-alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) António Guterres.
O primeiro-ministro foi diretamente para junto da Porta Férrea, não parando junto dos manifestantes, que vaiaram António Costa e aplaudiram o Presidente da República.
O protesto foi organizado pelo movimento que contesta o fim do financiamento a alguns colégios privados com contratos de associação. Vestidos de amarelo, com faixas e cartazes, receberam o primeiro-ministro com assobios.
Uma das organizadoras do protesto, Sandra Strecht, explicou à TSF que o objetivo é contestar o corte nos contratos de associação, que afetou oito dos nove colégios financiados no concelho de Coimbra.
Os colégios privados que vão deixar de ser financiados não se conformam com a medida anunciada pelo Governo.
Para esta tarde, está marcada uma reunião da Associação dos Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo, para discutir a medida anunciada pelo Ministério da Educação.