Os carros alegóricos são barcos de piratas onde seguem políticos bem conhecidos do público. Uns já "naufragaram", outros mantêm-se ao leme. Mas são todos piratas, todos capitães-gancho.
Corpo do artigo
"É Passos Coelho, António Costa, Sampaio da Nóvoa, Maria de Belém e até Jorge Jesus", brinca Paulo Madeira. Conhecido em Loulé como Palhó, ele é a alma do Carnaval. Lidera uma equipa de 80 pessoas que todos os anos trabalha para fazer sair à rua aquele que é considerado o "mais antigo" Carnaval do país.
Todos os anos há vários carros alegóricos com sátira política."Os políticos brincam connosco o ano todo, agora é a nossa vez de brincarmos com eles", diz Palhó. Podem ver-se carros como "Costa ao leme", um barco pirata de cor-de-rosa, onde António Costa aparece de espada em punho para salvar as águas portuguesas. Passos Coelho segue noutro barco e é representado como o pirata das laranjas, "durante quatro anos o terror dos mares".
As eleições presidenciais também não foram esquecidas e Marcelo Rebelo de Sousa vai ao leme de uma embarcação que traz amarrados vários botes. Neles seguem Cavaco Silva e os seus concorrentes diretos nas eleições.
Os organizadores do Carnaval de Loulé, onde os carros são enfeitados com milhares de flores de papel de seda, só esperam que o tempo esteja de feição e não venha chuva para estragar a festa.