Obama acredita que Portugal e EUA podem trabalhar juntos pela segurança e prosperidade
Antes de sair do Palácio de Belém, onde foi recebido por Cavaco SIlva, o presidente dos EUA agradeceu a amizade do povo português para com os norte-americanos, destacando que acredita que os dois países podem contribuir para a segurança e prosperidade.
Corpo do artigo
O Presidente da República, Cavaco Silva, registou a confiança norte-americana de que Portugal vai superar os desafios económicos e financeiros.
«O volume das nossas exportações para os EUA está ainda muito longe do que justifica a qualidade dos nossos produtos e a dimensão do mercado norte-americano. Também o volume dos investimentos americanos em Portugal está muito distante do que se seria legítimo esperar», afirmou Cavaco SIlva.
«Tive ainda oportunidade de abordar com o presidente Barack Obama a actual situação económica e financeira nos nossos dois países e a nível global, registo a minha satisfação, com as palavras que nos chegam dos EUA, quanto à confiança na capacidade dos portugueses superarem os desafios com que o nosso país se confronta», acrescentou.
De seguida, Barack Obama, que fez questão de ouvir a tradução simultânea das palavras do Presidente português, disse esperar aprofundar a relação económica e comercial com Portugal, elogiando o trabalho realizado na área das energias renováveis.