Oitenta e seis inspetores do SEF reforçam aeroportos de Lisboa, Faro, Porto e Madeira
Os inspetores terminaram a formação no final do mês de novembro e iniciam funções esta segunda-feira.
Corpo do artigo
Oitenta e seis inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão iniciar funções, esta segunda-feira, nos aeroportos de Lisboa, Faro, Porto e Madeira. Destes, 52 vão para o aeroporto de Lisboa, 16 para Faro, 15 para o Porto e três para a Madeira.
"Para assinalar o momento, o Diretor Nacional do SEF, Tenente-General Botelho Miguel, irá proceder, pelas 14h00, na Sala Apolo, do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, à entrega simbólica dos distintivos e galões aos Inspetores em funções naquela estrutura aeroportuária", adianta o SEF em comunicado enviado às redações.
O presidente do Turismo do Algarve tem sido uma voz crítica em relação à falta de inspetores no aeroporto da região. Em declarações à TSF, João Fernandes mostra-se agora satisfeito com a notícia e espera que este seja um reforço para ficar.
"Naturalmente, com estes 16 inspetores ficará já com uma capacidade ao nível daquilo que é necessário, sobretudo, atendendo ao momento dos últimos anos no volume de passageiros embarcados e desembarcados no Algarve", explica, sublinhando "o facto de ser uma região que recebe maioritariamente passageiros de países terceiros, o que envolve uma exigência no controlo de fronteiras".
TSF\audio\2021\12\noticias\13\17_joao_fernandes
Os inspetores, 51 homens e 35 mulheres, terminaram a formação a 26 de novembro. "Ao longo de um ano adquiriram competências únicas e essenciais para as funções no âmbito da carreira de investigação e fiscalização, com toda a sua diversidade e complexidade", acrescenta.
Aprenderam inglês, francês e, pela primeira vez, tiveram formação em língua árabe, "através da cooperação com o Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa".
A formação contemplou também duas fases teóricas e outras duas práticas, "em exercício tutelado de funções no Aeroporto de Lisboa e nas diferentes unidades orgânicas do SEF".
* Notícia atualizada às 15h02