Depressão Ciarán com chuva e vento forte. Ondas até 15 metros deixam sete distritos sob aviso vermelho
Em causa estão os distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.
Corpo do artigo
A depressão Ciarán está a afetar Portugal, de Norte a Sul, e, por isso, esta quinta-feira, vai ser marcada por muita chuva. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos sob aviso vermelho por causa da agitação marítima.
Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho entre as 09h00 desta quarta-feira e as 15h00 de sexta-feira, devido à previsão de "ondas de noroeste com altura significativa 7 a 8 metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros".
Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso laranja, entre as 15h00 desta quarta-feira até às 00h00 de sábado, também devido à previsão de agitação marítima forte, ainda de acordo com a nota do IPMA.
Além da chuva e da agitação marítima, o meteorologista do IPMA Bruno Café refere que o vento forte também vai estar presente esta quinta-feira.
"Nas primeiras horas da manhã vamos ter precipitação em regime de chuva, pode ser por vezes forte na região Centro até meio da manhã, possivelmente a estender-se até ao final da manhã um pouco mais para Sul, mas já menos provável. Depois a partir desse meio da manhã passamos a regime de aguaceiros. Os aguaceiros já serão mais prováveis nas regiões Norte e Centro, na região sul serão já aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do final da manhã. O vento soprará forte, como tem vindo a superar nas últimas horas e em particular na faixa costeira ocidental e nas terras altas. Na faixa costeira ocidental, as rajadas podem chegar até aos 90 km por hora e nas terras altas até aos 110 km por hora", explica à TSF Bruno Café.
O IPMA prevê que vai chover menos na sexta-feira, mas o dia de sábado deverá ser muito semelhante ao dia desta quinta-feira.
"É um dia marcado por aguaceiros, não se prevê que seja precipitação forte e o vento a soprar com alguma intensidade, principalmente nas terras altas e na faixa costeira ocidental, mas com rajadas com menos intensas até 60 km por hora na faixa costeira ocidental e até 80 km hora nas terras altas. Nada ainda a justificar, para já, o aviso para o dia de amanhã, mas no dia de sábado deverá haver outra vez uma intensificação quer da precipitação quer do vento. Será um dia muito semelhante ao dia de hoje, quinta-feira, embora a precipitação se possa estender um pouco mais partir da manhã, portanto de manhã e tarde", sublinha.
Ainda na manhã desta quinta-feira é esperada neve na Serra da Estrela e também pode nevar nas serras mais a Norte do país.
* Notícia atualizada às 07h40