Temporal provoca mais de 200 ocorrências. Área Metropolitana do Porto é a mais afetada
A maioria dos pedidos de ajuda está relacionada com quedas de árvores e de estruturas.
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou mais de 200 ocorrências até às 09h00 desta quinta-feira, a maioria na Área Metropolitana do Porto.
À TSF, o comandante da Proteção Civil Paulo Santos revela que a grande parte dos pedidos de ajuda está relacionada com quedas de árvores e de estruturas.
"Temos registo de um número significativo de ocorrências, sobretudo relacionados com a região Norte do país, sendo a Área Metropolitana do Porto aquela que está a ser neste momento mais é afetada", adianta à TSF Paulo Santos, sublinhando que, na região Norte, foram registadas 209 ocorrências até às 09h00, "163 das quais relacionadas com quedas de árvores e outras 25 com quedas de estruturas".
O comandante Paulo Santos garante que, até ao momento, a Proteção Civil não tem registo de vítimas, mas reforça os apelos à população: "Não circularmos junto à linha de costa, termos muito cuidado devido à agitação marítima, não nos aproximarmos das zonas da orla costeira, também procurar, na condução dos nossos veículos, manter uma distância de segurança e não atravessar lençóis de água, uma vez que podem ocultar objetos ou buracos e provocar um acidente."
Portugal continental está esta quinta-feira a sentir os efeitos da depressão Ciarán, com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para esta quinta-feira está previsto "um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões norte e centro, com rajadas até 90 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 110 km/h", podendo até superar aquele valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Por isso, o IPMA emitiu aviso amarelo de vento forte para hoje nos distritos de Viseu, Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.
Devido ao temporal, o IPMA colocou sete distritos de Portugal continental esta quinta e sexta-feira sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte.
Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho entre as 09:00 de hoje e as 15:00 de sexta-feira, devido à previsão de "ondas de noroeste com altura significativa 7 a 8 metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros".
Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso laranja, entre as 15h00 desta quinta-feira até às 00h00 de sábado, também devido à previsão de agitação marítima forte, ainda de acordo com a nota do IPMA.