No Parlamento, os partidos da oposição receberam as medidas anunciadas pelo ministro da Segurança Social com muitas críticas e alguma descrença.
Corpo do artigo
Do lado do PS, Sónia Fortuzinhos, disse que as medidas de maior rigor na atribuição do Rendimento Social de Inserção (RSI) anunciadas pelo ministro Pedro Mota Soares, afinal, já estão contempladas.
«Associar esta descida no RSI a mais rigor é completamente inaceitável. Tudo aquilo que hoje foi aqui dito do que vai passar a haver no RSI já existe», lembrou.
Pelo PSD, Adão e Silva explicou que «não se atribui, de facto, como agora acontece, o RSI a ninguém sem primeiro ser estabelecido um contrato em que o cidadão que é beneficiado assume a responsabilidade de dar um contributo social».
Do lado do PCP, a deputada Rita Rato mostrou-se surpreendida depois de ouvir o ministro sublinhar que o esforço que foi feito pelo Governo para aumentar as pensões mais baixas.
O BE, pela voz de Mariana Aiveca, disse duvidar que 80 por cento dos pensionistas vão ficar de fora do congelamento de pensões.