O deputado socialista Pedro Silva Pereira afirmou que a permanência de Rui Manchete no Governo já devia ser «um caso arrumado», exigindo a demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros. Uma ideia igualmente partilhada pelo BE e PCP.
Corpo do artigo
O deputado do PS Pedro Silva Pereira, que falava na Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros, disse que a permanência de Rui Machete como ministro dos Negócios Estrangeiros «já devia ser caso arrumado».
«Esperaríamos que pedisse a demissão e não comparecesse nesta comissão», reforçou Pedro Silva Pereira, afirmando que as declarações de Machete à Rádio Nacional de Angola (RNA) foram «intoleráveis».
Segundo o deputado socialista, Rui Machete cometeu uma indignidade: pediu desculpas públicas em inquéritos a decorrer e violou o princípio da separação de poderes.
Também o BE, pela voz de Helena Pinto, exigiu a demissão de Rui Machete, sublinhando que já viu «outros ministros demitirem-se por muito menos».
Na mesma linha, João Ramos, do PCP, afirmou que o ministro «está fragilizado na sua atuação política, não tendo muitas condições para permanecer na sua atividade».
Na resposta, Rui Machete considerou que a oposição «tenta acertar no alvo», recusando-se a falar em demissão.