Sousa Real defende que o primeiro-ministro também tem de falar com os partidos da oposição sobre os casos.
Corpo do artigo
A líder do Pessoas-Animais-Natureza, Inês Sousa Real, desafiou este sábado o primeiro-ministro, António Costa, a "falar ao país" para esclarecer a polémica em que está envolvido o ministro das Infraestruturas, João Galamba.
Em declarações à TSF, Sousa Real defendeu que há "esclarecimentos a prestar relativamente ao caso em concreto" e que António Costa deve prestá-los "ao país".
A parlamentar indicou ainda que, além de esclarecer os portugueses, António Costa tem de "falar também com os partidos da oposição".
Na sexta-feira, conheceu-se a exoneração de Frederico Pinheiro por "comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades" e as suas acusações a João Galamba, já negadas categoricamente pelo ministro das Infraestruturas, de que tinha procurado omitir informação à comissão de inquérito (CPI) à TAP.
O adjunto exonerado acusou o Ministério das Infraestruturas de querer omitir informação à comissão de inquérito à TAP sobre a "reunião preparatória" com a ex-CEO.
Em comunicado, o ministro das Infraestruturas já havia negado "categoricamente" as acusações do adjunto exonerado, referindo ainda que, "pelo contrário", "toda a documentação solicitada pela CPI foi integralmente facultada".
Hoje João Galamba afirmou que a acusação de Frederico Pinheiro "não tem qualquer fundamento", uma vez que, entre janeiro e a semana passada, "nunca foi, em momento algum" dada a conhecer a existência de notas. "Foi dito que não [havia] e há quatro testemunhas", sublinhou o ministro.