


PGR brasileiro abre investigação preliminar a supostos crimes de Bolsonaro
A decisão do PGR de abrir a investigação preliminar, no formato de "notícia de facto", é considerada rotineira neste tipo de casos.

Oposição brasileira celebra aprovação de relatório e pede destituição de Bolsonaro
A CPI da Pandemia, que ao longo de seis meses investigou no Senado alegadas falhas e omissões do Governo brasileiro na gestão da Covid-19, aprovou na noite de terça-feira o seu relatório final e pediu 80 indiciamentos por crimes durante a pandemia, entre eles do Presidente, Jair Bolsonaro.

Senadores brasileiros aprovam relatório sobre gestão da pandemia e pedem punição de Bolsonaro
Ao chefe de Estado brasileiro foram atribuídos os crimes de prevaricação; charlatanismo; epidemia com resultado morte; infração a medidas sanitárias preventivas; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documentos particulares; crime de responsabilidade e crimes contra a humanidade.

Filho de Bolsonaro partilha mensagem de Trump a apoiar Presidente brasileiro
Donald Trump salientou que o Brasil "tem sorte de ter um homem como Jair Bolsonaro a trabalhar para o país", que é "um grande Presidente e que nunca vai desiludir as pessoas".

Ministro brasileiro acusado de crimes na pandemia será orador na Universidade de Lisboa
Professor Fausto Pinto justifica o convite ao ministro da Saúde brasileiro como sendo de âmbito académico a "um médico cardiologista".

Bolsonaro reafirma que vacina e certificado de vacinação não serão obrigatórios
O chefe de Estado brasileiro também disse que raramente usava máscara e afirmou que as autoridades sanitárias dos Estados Unidos indicaram que a "maiorias das mortes" atribuídas à gripe espanhola no início do século XX ocorreram por pneumonia bacteriana, "causada pelo uso de máscara".

Bolsonaro diz não ter culpa de "absolutamente nada" na pandemia
Presidente do Brasil nega a gravidade da pandemia de Covid-19.

Pandemia no Brasil foi entregue a pessoas "incompetentes e corruptas"
Otto Alencar afirmou não ter dúvidas de que foram cometidos vários crimes por parte do Governo e do próprio Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, a quem acusa de falta de "sensibilidade e de humanidade"

Comissão Parlamentar apresenta relatório sobre falhas na gestão da pandemia no Brasil
Na semana passada, o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito, o senador Renan Calheiros, afirmou que deverá acusar Bolsonaro de 11 crimes cometidos na condução da crise sanitária no país.

Comissão Parlamentar conclui interrogatórios sobre gestão da pandemia no Brasil
O presidente da comissão, Omar Aziz, informou na terça-feira que o relatório será apresentado em 19 de outubro e a votação do mesmo acontecerá no dia seguinte.

Advogada diz que seguradora brasileira obrigava médicos a receitar hidroxicloroquina
A advogada afirmou que os médicos em causa não tinham autonomia e que os pacientes infetados recebiam um "kit Covid" com "receita pronta" para tratamento da doença, composto for fármacos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, como hidroxicloroquina.

Morreu o ator brasileiro Tarcísio Meira
Estava infetado com Covid-19 e não resistiu às complicações relacionadas com a doença.

Farmacêutica gasta 117 mil euros em propaganda para fármaco contra a Covid sem eficácia
Diretor executivo da farmacêutica brasileira Vitamedic confirmou ainda o financiamento de diárias a médicos para a realização de palestras sobre a medicação destinada ao "uso preventivo" contra a Covid-19.

Bolsonaro recusa esclarecer alegadas irregularidades na compra de vacinas
A Comissão Parlamentar de Inquérito pede que o Presidente do Brasil se posicione a propósito das suspeitas de corrupção que envolvem o seu executivo na negociação da vacina indiana Covaxin.

Ex-diretor preso em comissão parlamentar brasileira paga fiança e deixa prisão
O antigo funcionário do Governo brasileiro foi preso por ordem do presidente da CPI, senador Omar Aziz, sob a acusação de mentir em depoimento à comissão.

Milhares de brasileiros manifestaram-se em todo o país contra Bolsonaro
Neste terceiro dia de mobilização, desde o final de maio, para exigir a saída do Presidente Jair Bolsonaro, realizaram-se manifestações, respondendo a apelos da oposição brasileira.

Juíza autoriza abertura de inquérito contra Bolsonaro por prevaricação
O prazo inicial das investigações é de 90 dias.

Bolsonaro nega entregar faixa presidencial em caso de fraude nas eleições brasileiras
Lula da Silva, que recentemente viu anuladas as condenações no âmbito do processo Lava Jato, recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível. O antigo Presidente brasileiro lidera agora a corrida para as presidenciais de 2022.
