The Lemon Lovers foram a primeira banda a subir ao palco principal da 28.ª edição do Paredes de Coura.
Corpo do artigo
Com a chuva sempre presente, a música voltou a soar, às 14h00 de terça-feira, no palco principal do festival de Paredes de Coura, no Alto Minho, dois anos depois de uma paragem forçada por causa da pandemia da Covid-19.
Os The Lemon Lovers foram a primeira banda a subir ao palco principal da 28.ª edição do Paredes de Coura, mas o "Couraíso", como muitos gostam de lhe chamar, esteve debaixo de chuva ininterrupta, levando os festivaleiros a entrar no recinto munidos de impermeáveis com capuzes.
"É definitivamente um Couraíso! Estejam 30 graus com sol, ou 15 graus e a chover torrencialmente é sempre um Couraíso", considerou Teresa Valério, natural de Lamego, que está no seu oitavo Paredes de Coura.
TSF\audio\2022\08\noticias\17\ana_peixoto_fernandes_nova
Teresa recorda ter apanhado chuva noutras edições, mas assume que nada "para um campista". Sobre a paragem de dois anos de Paredes de Coura por causa da pandemia, Teresa Valério disse que foi uma "pausa complicada" e acredita que todos estão "a precisar deste retorno".
"Sem dúvida que esta edição vai ter um sabor especial", disse, satisfeita por ver o festival "evoluir" na oferta de melhores condições para os festivaleiros e campistas, e ansiosa para ver L'Imperatrice e Pixies, e para descobrir novas bandas.
Por seu lado, Rita Tavares é uma estreante no Paredes de Coura e considera a chuva "fixe".
"Para estrear, é fixe e cumpre-se a tradição com uma chuvinha no Paredes de Coura. É o meu primeiro Paredes de Coura, mas acho que está a ser boa esta primeira sensação", confessa, olhando para o amigo João Oliveira, que concorda.
Sobre a abertura do Paredes de Coura com The Lemon Lovers, Rita acha que a banda funciona "muito bem com a chuva".
"Hoje é o nosso dia favorito. Tem muitas bandas portuguesas que gostamos e acho que estão a abrir muito bem neste cenário", conclui.
Questionado sobre como corre a vida de campista com a chuvada, João Oliveira diz que está ser "inesperado", mas "muito bom".
"A chuva estava a assustar-nos um bocado, mas está a trazer esta sensação de novidade [...]. Está a ser super divertido, super agradável. O ambiente de campismo é excelente. É uma comunidade mesmo tranquila", classifica.
Benjamim, Samuel Úria, Rita Vian, Conjunto Corona, Sam The Kid, Linda Martini e Pixies são as bandas que Rita e João mais anseiam ver.
Vestidos com impermeáveis e chapéus coloridos, João Maia e Carolina Reis assumem que está a ser um pouco complicado montar a tenda com a chuva, mas garantem que a intempérie não os vai dissuadir de ver os concertos.
"É um espaço em que eu gosto muito de vir estes dias em agosto para refletir, para aproveitar, e para me isolar do mundo urbano, porque passo lá quase o ano inteiro. É muito bom vir para cá", conta João Maia, que elege os Beach House como a sua banda preferida nesta edição.
Carolina Reis quer muito ver Idles, Pixies e várias bandas portuguesas e, por essa razão, veio à abertura do festival, que dedica o primeiro dia à música portuguesa.
Equipado com casaco e chapéu na cabeça para se proteger da chuva, Gonçalo Martins conta que veio de Lisboa para o seu primeiro Paredes de Coura e quer, principalmente, conhecer novas bandas, embora Pixies seja a banda de eleição.
"O pessoal está um bocado com medo da chuva, mas eu acho que vai ser giro. É outra cena", declara, apressado, a segurar três copos de cerveja nas mãos para se juntar aos amigos.
O primeiro dia em pleno do festival é hoje e a jornada está recheada de bandas nacionais. You Can't Win Charlie Brown (18:30), Samuel Úria (19:00), Linda Martíni (20:30), Mão Morta (22:00), Bruno Pernadas (22:45) ou Sam The Kid com Orquestra e Orelha Negra (22:30) são algumas das bandas previstas para o alinhamento do primeiro dia festival.
Depois da atuação do Conjunto Corona (00:30), a música continua a soar pela noite dentro com Moullinex (01:15) ou o Conjunto Cuca Monga (02:30).
Até sábado, vão passar pelo Paredes de Coura The Blaze, Porridge Radio, Arlo Parks, L'Impératrice, Turnstile, Beach House, Pixies, Idles, Parquet Courts, Arp Frique & Family, entre muitos outros.