O secretário-geral do PCP considerou que a marcha de protesto organizada pela CGTP-IN mostrou que o Governo mente quando «anuncia que tudo está bem» e que a manifestação é uma vitória dos que lutam.
Corpo do artigo
«Esta manifestação tem um significado muito grande neste momento em que o Governo anuncia que tudo está bem, que há sinais e há milagres, e no entanto a vida das pessoas não é essa. Os portugueses hoje têm dificuldade muito grandes, particularmente devido a esta política de exploração e empobrecimento, e esta manifestação, como em todas as capitais de distrito, tem este significado de dizer que o Governo mente, que o Governo está a fazer propaganda», afirmou.
Questionado pelos jornalistas à margem da iniciativa sobre o resultado que estas manifestações ainda podem ter, sendo que as medidas de austeridade têm prosseguido apesar dos protestos nas ruas, o líder dos comunistas portugueses considerou que a manifestação é já uma vitória por acontecer em condições especialmente difíceis para a população.
«Ao contrário do que o Governo esperava, com toda a irradiação e uma campanha ideológica brutal, a pedir às pessoas para se resignarem, para se conformarem, para desistirem, o que as pessoas, os trabalhadores, as populações estão aqui a dizer é que não desistimos. Acho que, independentemente de tudo, isso já é uma vitória. Lutar hoje nestas condições, com estas pressões, com esta chantagem toda, acho que é uma vitória aquele que luta, aquele que vem à luta. Muitas vezes é preciso coragem, vencer o desânimo, vencer o desespero. É uma vitória, esta manifestação», disse.
A CGTP-IN promoveu hoje manifestações em todos os distritos do país em protesto contra o agravamento da austeridade e o empobrecimento da população e para exigir novas políticas económicas e sociais.