Elisa Ferreira e Pedro Marques são as propostas de Costa para comissário europeu
António Costa foi ao encontro do pedido de Ursula von der Leyen, que quer mais paridade na Comissão Europeia.
Corpo do artigo
Ursula von der Leyen pediu e António Costa acedeu. O primeiro-ministro apresentou à futura presidente da Comissão Europeia dois nomes para ocupar o cargo de comissário europeu - um feminino e um masculino.
Segundo avança o Público esta quinta-feira, Pedro Marques e Elisa Ferreira são as escolhas possíveis, numa altura em que Portugal ainda não oficializou a escolha para a próxima Comissão Europeia.
O mesmo jornal adianta que o eurodeputado e a atual vice-governadora do Banco de Portugal estiveram esta quarta-feira reunidos em Bruxelas com Ursula von der Leyen.
A presidente eleita da Comissão Europeia deu início esta semana a uma ronda de contactos com os nomeados de cada Estado-membro, para já, a título informal. O prazo de apresentação das candidaturas propriamente ditas termina a 26 de agosto.
Portugal faz parte dos nove países que ainda não submeteu uma candidatura, mas entre os 18 que já nomearam candidatos há 12 homens e seis mulheres.
Segundo o Politico, António Costa foi o único líder a ir ao encontro do pedido da futura presidente da Comissão Europeia, propondo tanto um homem como uma mulher para o cargo de comissário europeu.
Ursula von der Leyen prometeu compor um novo governo paritário e admite mesmo vetar algumas escolhas dos Estados-membros para assegurar este objetivo.
Antigo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques saiu do Governo de António Costa para se candidatar às eleições europeias de maio. Elisa Ferreira já esteve 12 anos no Parlamento Europeu.