Pequenos comerciantes apontam dificuldades informáticas na implementação do IVA zero
À TSF, o presidente da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas também se queixa de dificuldades de comunicação com a Autoridade Tributária.
Corpo do artigo
As pequenas empresas apontaram a falta de comunicação e dificuldades informáticas como problemas para a implementação do IVA zero, denuncia a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas.
"Uma delas passa pelas empresas terem de fazer as atualizações das bases de dados para poderem processar toda a faturação e as suas vendas. Tudo isso traz um custo acrescido para as próprias empresas que são as dificuldades de implementação informática que é brutal e que os próprios fabricantes de software veem-se forçados a realizar alterações e que também as próprias empresas que dão apoio aos comerciantes têm uma grande dificuldade em poder fazer atualizações em tempo útil", explica o presidente da confederação, Jorge Pisco, à TSF.
TSF\audio\2023\04\noticias\18\jorge_pisco_1_informatica
O líder da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas acrescenta ainda que a comunicação com a Autoridade Tributária (AT) também dificultou o primeiro dia de IVA Zero aos pequenos comerciantes.
"Há empresas que comunicam diretamente com o serviço da AT e que, ao fazê-lo, os códigos que tinham foram alterados e não era possível fazê-lo nos servidores da Autoridade Tributária. As tabelas que tinham sido delineadas na passada sexta-feira hoje não correspondia àquilo que estava no site da própria Autoridade Tributária", refere.
TSF\audio\2023\04\noticias\18\jorge_pisco_2_at
Jorge Pisco defende que deveria ter sido dado um período de adaptação, tal como defendeu na segunda-feira na TSF a bastonária da ordem dos contabilistas certificados.