
Jerónimo de Sousa
Global Imagens
O secretário-geral do PCP considera que Governo «tem de explicar» o que quer fazer do serviço público de televisão e sublinha que o anúncio da manutenção da RTP2 não descansa o PCP.
Corpo do artigo
«Obviamente que a perspetiva de encerramento do Canal 2 era um crime, mas o que é que [o Governo] quer fazer, não só do canal 2, mas do canal 1 e de todo o serviço público prestado [pela RTP]? Não estamos nada descansados. Porque na ideia deste Governo continua a estar a ideia da privatização e da destruição do serviço público de televisão», afirmou Jerónimo de Sousa aos jornalistas, no final de uma reunião com os reitores das universidades Clássica e Técnica de Lisboa.
De acordo com o Diário Económico, o Governo vai manter a RTP2 com o perfil que existe atualmente, seja qual for a solução definida para o futuro da televisão pública e apesar da redução prevista do orçamento para o canal em 2013.
O jornal cita «uma fonte governamental» mas acrescenta que fonte do gabinete do ministro da tutela, Miguel Relvas, assegurou que «ainda nada está decidido».
O Governo comprometeu-se a anunciar uma decisão sobre a privatização/concessão da RTP até ao final do primeiro trimestre do próximo ano.