Plano pós-fecho do serviço de obstetrícia do Santa Maria "cumpriu-se com qualidade"
Fernando Araújo foi ouvido na Comissão Parlamentar de Saúde.
Corpo do artigo
O diretor-executivo do SNS, Fernando Araújo, garantiu que o encerramento do serviço de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Santa Maria que obrigou, a partir de 1 de agosto, à transferência de recursos para o Hospital São Francisco Xavier, não levantou, para já, qualquer problema. O responsável referiu, no Parlamento, que o plano tem garantido qualidade e segurança apesar das previsões negativas quando entrou em vigor.
"Cinquenta e sete dias depois de abrir aquela resposta conjunta, em parceria com dois hospitais extremamente diferenciados, não houve um único dia em que faltassem recursos, não houve um único dia em que houvesse limitação de resposta face ao que tem sido planeado e têm tido uma capacidade única de trabalhar em parceria, defendendo o interesse das grávidas e das crianças, do ponto de vista dos recém-nascidos. Isso também é um motivo de orgulho para todos nós. O plano cumpriu-se e cumpriu-se com enorme qualidade", garantiu Fernando Araújo.
O diretor executivo falava na Comissão Parlamentar de Saúde, onde foi ouvido, a pedido do PSD, sobre o encerramento das urgências pediátricas e do bloco de partos do Hospital de Portimão.