Com novas regras e cuidados, alguns alunos do ensino superior poderão regressar às aulas já no próximo mês.
Corpo do artigo
Os institutos politécnicos estão a preparar-se para um regresso às aulas presenciais em meados do mês de maio. Será um regresso faseado, para uma minoria dos alunos - o ensino à distância continua a ser a norma, sobretudo para os cursos com uma carga teórica maior.
Em declarações à TSF, o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos explica que cada instituição vai delinear um plano, deixando claro que as regras de segurança serão devidamente cumpridas, como, por exemplo, a exigência do uso de máscara.
Pedro Dominguinhos explica que as atividades dos centros investigação serão as primeiras a ser retomadas, por ser possível assegurar a distância de segurança recomendada pela Direção-geral da Saúde, assim como a higienização das salas.
Está ainda a ser equacionada a realização de "alguns exames para terminar as licenciaturas", explica o responsável. Também cursos de artes e desporto deverão ser retomados, sendo que "nunca estaremos a falar de um regresso massivo dos estudantes", ressalva.
O presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos acrescenta ainda que todas os planos terão de ter o aval das respetivas autoridades de saúde locais. As instituições de ensino superior terão de reformular as turmas e criar regras para circulação dentro dos edifícios, além de adquirir material de proteção individual para docentes e estudantes.
O ministério do Ensino Superior acordou com as universidades e com os politécnicos um regresso progressivo das aulas presenciais a partir do dia 4 de maio.
12110978