O líder do CDS-PP, Paulo Portas, convocou, para quarta-feira à noite, em Lisboa, a Comissão Política Nacional do partido, órgão ao qual pedirá mandato para a assinatura do acordo com o PSD.
Corpo do artigo
Segundo disse fonte partidária à Lusa, o líder do CDS deverá pedir mandato aos dirigentes centristas para «subscrever o acordo político e programático com o PSD, ainda esta semana».
Na semana passada, Paulo Portas reuniu a Comissão Executiva do CDS, núcleo duro da direcção do partido, para enquadrar as conversações com o PSD.
De acordo com a mesma fonte partidária, na próxima semana deverá realizar-se o Conselho Nacional do CDS para analisar os resultados eleitorais.
Hoje, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, comunicou ao Presidente da República, Cavaco Silva, que o seu partido e o CDS-PP «dispõem de uma solução maioritária de Governo».
«No decorrer desta semana, os dois partidos estarão em condições de proceder à assinatura pública do acordo político de Governo e da respectiva base programática», adiantou à agência Lusa fonte próxima do presidente do PSD.
A mesma fonte ressalvou que «as diligências visando a constituição em concreto do futuro Governo só decorrerão após a decisão do senhor Presidente da República quanto à indigitação do primeiro-ministro».
Na sexta-feira, o Presidente da República disse aos jornalistas que se não surgisse «algo confuso, difícil na contagem dos votos dos círculos da emigração» a posse do novo Governo poderia «ter lugar antes do dia 23», antes do Conselho Europeu de 23 e 24, em Bruxelas.