Portugal continental desce para risco laranja de contágio. Madeira sobe para risco máximo
Números da Madeira divulgados pela DGS são, no entanto, contestados pelo governo regional.
Corpo do artigo
Portugal continental desceu para o risco laranja de contágio da Covid-19 no mapa divulgado semanalmente pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), um instrumento criado pela Comissão Europeia como suporte às decisões sobre viagens.
Depois de há duas semanas o Continente ter deixado o patamar mais grave de infeções (de vermelho-escuro para apenas vermelho), nos dados divulgados hoje a descida aprofunda-se chegando ao nível laranja - o segundo menos grave da escala, logo acima do verde.
Portugal continental tem agora um registo de 115 casos positivos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Os Açores também estão classificados com risco laranja (37 novos casos por 100 mil habitantes), mas, em sentido contrário, de subida, está a Madeira.
Com 617 novas infeções por 100 mil habitantes, o arquipélago madeirense salta para risco máximo de transmissão do coronavírus, ou seja, vermelho-escuro.
Números da Madeira geram polémica
Os números da Madeira estão, no entanto, a gerar dúvidas e protestos.
O presidente do Governo Regional da Madeira defendeu esta quinta-feira que a Direção-Geral de Saúde (DGS) deve deixar de divulgar os números da Covid-19 relativos às regiões autónomas.
Miguel Albuquerque fala em discrepâncias que tiram "credibilidade" aos organismos, acusando a DGS de divulgar dados diferentes das autoridades regionais, numa diferença considerada "surreal", exemplificando que a região divulga "boletins com 40 casos" e a autoridade de saúde nacional põe 700.
Recorde-se que, nos últimos dias, os boletins da DGS sobre a Madeira têm revelado centenas de casos que estavam por notificar, atrasados, devido a um problema informático num laboratório.
13443920
13443832