O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras tem uma plataforma online, em três línguas diferentes, para pedidos de proteção temporária por residentes ucranianos.
Corpo do artigo
Portugal já concedeu mais de dez mil pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo um balanço atualizado à Lusa por fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na terça-feira.
Segundo a última atualização, o SEF aceitou desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, 10.068 pedidos de proteção temporária.
Até ao final do dia de segunda-feira tinham sido registados 8250 pedidos, que a meio do dia de terça-feira já tinham ultrapassado os 9200.
O Governo português concede proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra.
O SEF tem uma plataforma 'online', em três línguas diferentes, para pedidos de proteção temporária por residentes ucranianos.
A plataforma 'SEFforUkraine.sef.pt' "possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer 'online' um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses", segundo o SEF.
No decorrer do processo para proteção temporária em Portugal, os cidadãos que dela requeiram têm acesso aos números fiscal, de Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, pelo que podem beneficiar assim destes serviços e ingressar no mercado de trabalho.
A plataforma contém ainda informação relativa aos demais aspetos de acolhimento e integração de pessoas deslocadas.
Segundo a Organização Internacional para as Migrações, o número de pessoas que fugiram da Ucrânia devido à invasão russa atingiu os três milhões, incluindo mais de 1,4 milhões de crianças.
A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.