O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima.
Corpo do artigo
A reposição do controlo de fronteiras vai decorrer entre 00h de 10 de maio e as 00h de 14 de maio. O Papa Francisco vai estar em Fátima entre os dias 12 e 13 de maio para as comemorações do centenário das aparições.
TSF\audio\2017\03\noticias\30\maria_manuel_leitao_marques_3_controlo_de_fronteiras
Ao lado da ministra da Presidência, esteve também a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que garantiu a total coordenação entre os serviços de segurança nacionais e do Vaticano, sublinhando que "todos os cenários estão previstos".
TSF\audio\2017\03\noticias\30\fancisca_van_dunem_1_seguranca_assegurada
Contactado pela TSF, o presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo lembra que não há risco zero, mas sublinha que esta medida do Governo vai aumentar a segurança.
"Diria que é um dos muitos instrumentos que existem à disposição do Governo para aumentar a segurança. Não nos podemos esquecer que já houve em Fátima uma tentativa de atentado contra um Papa, portanto o radicalismo religioso pode estar presente sempre. Se diminuirmos as hipóteses dessas movimentações, aumentamos a garantia de segurança", sublinha António Nunes, lembrando ainda assim que "não há segurança absoluta, não há risco zero."
TSF\audio\2017\03\noticias\30\antonio_nunes_1_risco_zero
No entender de António Nunes, o país tem total capacidade para enfrentar as eventuais situações mais complicadas que possam surgir em eventos com esta dimensão.
TSF\audio\2017\03\noticias\30\antonio_nunes_3_grande_portugal
Portugal já tinha encerrado temporariamente as fronteiras durante a cimeira da NATO, realizada em Lisboa em 2010, e durante o Euro 2004.
Notícia atualizada às 14h23 com as declarações da ministra da Presidência, ministra da Justiça e presidente do OSCOT.