Cerimónia de tomada de posse do Presidente da República agendada para dia 9 de março, às 10h. Formato vai ser minimalista devido à pandemia.
Corpo do artigo
O objetivo é ter menos de uma centena de pessoas no hemiciclo para a tomada de posse do Presidente da República. A cerimónia está já marcada para dia 9 de março, às 10 da manhã.
Só deputados vão ser 50, os restantes serão convidados do Presidente da República e figuras do protocolo de Estado, não existindo para já uma lista completa.
De acordo com a porta-voz da Conferência de Líderes, Maria da Luz Rosinha, "a cerimónia protocolar é bastante mais reduzida" e, por exemplo, a sessão de cumprimentos vai existir mas sem contacto físico e sem acesso de todos os presentes no hemiciclo.
Além da posse de Marcelo Rebelo de Sousa, na reunião desta quarta-feira ficou também agendada a data da eleição para os órgãos externos à Assembleia da República: vai ser dia 11 de março com os nomes a terem de ser indicados até à próxima terça-feira. É também neste dia que devem ser entregues os nomes para os outros órgãos que não necessitam de eleições.
13387106
Além disso, com autárquicas à vista, ficou também decidida a criação de um grupo de trabalho para a consolidação da lei eleitoral.
Já sobre a vacinação, Maria da Luz Rosinha dá conta de que, até agora, foram vacinados menos de 30 deputados e que deverão ser agora identificados funcionários do parlamento, indispensáveis para os trabalhos, de modo a que sejam também vacinados contra a Covid-19.