PR vai ouvir os partidos no início da próxima semana sobre data das legislativas
O Presidente da República vai chamar os partidos para as consultas que vão determinar a marcação das eleições legislativas do próximo Outono. Na Póvoa de Varzim, Cavaco Silva explicou o processo sem antecipar a data.
Corpo do artigo
O Presidente da República, Cavaco Silva, anunciou esta terça-feira que vai reunir com os líderes dos partidos representados na Assembleia da República no início da próxima semana sobre a data das eleições legislativas.
No final de uma jornada dedicada à Fileira da Pesca, na Póvoa de Varzim, Cavaco Silva foi questionado pelos jornalistas sobre a data das próximas eleições legislativas, tendo anunciado que "ainda esta semana" vai "convocar os líderes dos partidos representados na Assembleia para ouvi-los nos termos da lei".
"E irei reunir com eles no início da próxima semana. Não posso deixar de respeitar a lei que diz: as eleições têm lugar entre 14 de setembro e 14 de outubro e o Presidente da República convoca as eleições com 60 dias de antecedência", disse.
A 3 de maio, durante uma viagem de avisão para a Noruega, o chefe de Estado recordou que a única ocasião em que as eleições legislativas se realizaram em setembro foi em 2009, para evitar a coincidência de datas com a realização das autárquicas.
Sem revelar a data para que se 'inclina', o chefe de Estado adiantou então que em Belém já foram "estudadas todas as datas possíveis" e disse que há que pensar em que data é que os partidos terão de entregar as listas de candidatos consoante o fim de semana escolhido para as eleições, pois "a certo momento" o prazo limite "fica nas férias".