Preço da sardinha deverá baixar este ano. Quota de pesca aumentou 1300 toneladas
Pandemia de Covid-19 vai criar obstáculos ao comércio da sardinha fresca. Mercado das conservas deverá ser solução para escoar o produto.
Corpo do artigo
A quota ibérica de pesca de sardinha para 2020 cresceu 1300 toneladas, em relação ao último ano. Citado pelo Jornal de Notícias, o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, fala num aumento, já aceite pela Comissão Europeia, que coloca a quota nacional de sardinha para este ano em 6300 toneladas
Em declarações à TSF, Humberto Jorge, presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores de Pesca do Cerco (ANOPCERCO), lembra que os setores da pesca português (que deverá iniciar a captura de sardinha a 1 de junho) e espanhol (que já retomou a captura deste pescado a 1 de maio) têm vindo a reivindicar uma quota conjunta de 30 mil toneladas de sardinha - que traduzir-se ia, na prática, em cerca de 20 mil toneladas para Portugal. Os produtores de pesca garantem que está "cientificamente comprovado" que o stock de sardinha aumentou e que este permitiria "manter a atividade praticamente até ao final do ano", pelo que só uma quota próxima dessas 20 mil toneladas os deixaria satisfeitos.
TSF\audio\2020\05\noticias\05\humberto_jorge_2_20_mil_toneladas
Os pescadores manifestam ainda alguma preocupação com a expectativa de quebra na procura, já em junho, devido à pandemia de Covid-19 e ao consequente cancelamento dos festejos dos Santos Populares, onde este peixe é o prato tradicional. No entanto, a sardinha pescada deverá continuar a ser escoada, graças à indústria das conservas.
"Escoamento haverá sempre, até porque o setor [da pesca] tem vindo também a conversar com o setor conserveiro - que há praticamente cinco anos que não se abastecia em Portugal, pela falta de sardinhas. Neste momento, há aqui uma alternativa de abastecimento", explica Humberto Jorge.
TSF\audio\2020\05\noticias\05\humberto_jorge_1_escoamento_indust
Apesar desta ajuda das conservas, a conjuntura da pandemia vem trazer "outros obstáculos e muitas dúvidas" em relação ao funcionamento do mercado o peixe fresco, admite o presidente da ANOPCERCO. "Esperamos que isso possa ser ultrapassado."
Outra incógnita que ainda se impõe é o valor ao qual a sardinha deverá ser vendida este ano, embora tudo leve a crer que o preço deverá baixar.
TSF\audio\2020\05\noticias\05\humberto_jorge_3_preco_deve_ser_mais
"Ninguém neste momento está em condições de dizer o que vai acontecer em termos de preço médio da sardinha. Acreditamos que vai ser mais baixo, aquilo que estamos a viver pode contribuir para que isso aconteça", conclui.
12153498