A Organização dos Países Exportadores de Petróleo anunciou que vai cortar a produção em 9,7 milhões de barris diários a partir de 1 de maio.
Corpo do artigo
O preço do barril de petróleo subiu esta segunda-feira nos mercados asiáticos, na sequência do acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e parceiros de um corte histórico da produção devido à pandemia da Covid-19.
Esta manhã, o preço barril de petróleo WTI norte-americano subiu 7,03% para 24,36 dólares (cerca de 22 euros) e o do Brent do mar do Norte apreciou-se 4,6%.
12062628
No domingo, a OPEP e parceiros chegaram a acordo para subir os preços e cortar a produção em 9,7 milhões de barris diários a partir de 1 de maio.
Devido às consequências da propagação do vírus Covid-19, com o impacto na economia e a diminuição do consumo, o Comité Técnico Conjunto da OPEP tem vindo a recomendar cortes na produção de petróleo.
A Rússia, os Estados Unidos e o Canadá saudaram o acordo, mas alguns especialistas consideraram que a decisão é tardia e insuficiente para impedir uma descida dos preços nas próximas semanas.