Em causa estará discordância com o salário do novo CEO da companhia aérea, depois de alegada interferência do ministério das Infraestruturas.
Corpo do artigo
O presidente da comissão de vencimentos da TAP, Tiago Aires Mateus, apresentou esta quinta-feira a demissão, avança a revista Sábado.
A saída deve-se-á à discordância com a proposta para o salário do novo presidente executivo da companhia aérea, Luís Rodrigues.
Luís Rodrigues só terá aceitado chefiar a TAP a troco de mais de 500 mil euros brutos por ano, o mesmo ordenado que a sua antecessora, Christine Ourmières-Widener, apenas abdicando de prémios.
No entanto, comissão de vencimentos entendeu que o salário do novo CEO da TAP não deve ultrapassar os 420 mil euros brutos por ano, sem direito a prémios, por ser o mesmo vencimento que Fernando Pinto, antigo presidente da TAP (entre 2000 e 2018), auferia quando o Estado era o único acionista da companhia.
Luís Rodrigues terá mostrado descontentamento ao Ministério das Finanças, que tem a tutela conjunta da companhia com o Ministério das Infraestruturas, e na sequência desta queixa, gabinete tutelado por João Galamba terá tentado alterar o parecer da comissão de vencimentos da TAP, o que agora leva à demissão de Tiago Aires Mateus, explica a Sábado.