O presidente da Escola Nacional de Bombeiros diz que a «ausência de uma política florestal» é a grande responsável pelos fogos, assegurando que os bombeiros recebem formação.
Corpo do artigo
Em declarações à TSF, o presidente da Escola Nacional de Bombeiros garantiu que todos os bombeiros recebem formação para combaterem incêndios florestais.
No entanto, José Ferreira sublinhou que os bombeiros pouco podem fazer contra o grande problema que consiste na desorganização florestal, tecendo críticas ao Ministério da Agricultura.
«O problema não é do Ministério da Administração Interna. O problema deste país deve-se ao Ministério da Agricultura e os serviços florestais», defendeu.
À TSF, o responsável lembrou ainda a importância de plantar diferentes espécies de árvores, juntando às mais vulneráveis outras que são mais resistentes ao fogo.
Em algumas situações, como a que ocorreu ontem no Caramulo, o presidente da Escola de Bombeiros mostrou-se convicto de que não se justifica arriscar vidas.
«Salvemos as vidas, salvemos as casas. Há zonas que não vale a pena tentar combater», alertou.