"Previsibilidade e confiança." Governo admite ir mais longe no alojamento para estudantes
À TSF, o secretário de Estado do Ensino Superior afirma que "para este ano, o aumento em termos de complemento de alojamento é sensivelmente na casa dos dez por cento".
Corpo do artigo
O secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, disse esta sexta-feira, em declarações à TSF, esperar "dar mais previsibilidade e confiança aos estudantes" sobre as questões de alojamento e admite ir além do previsto nos apoios, se for necessário.
"Para este ano, o aumento em termos de complemento de alojamento é sensivelmente na casa dos dez por cento, ou seja, acompanhando os dados em termos de crescimento do custo médio (...). Pela primeira vez, os estudantes quando se candidataram ao ensino superior, poderão também candidatar-se à bolsa e a nossa expectativa é que este fim de semana recebam informação relativamente à colocação", destaca o secretário de Estado.
TSF\audio\2023\08\noticias\25\pedro_nuno_teixeira_1
Pedro Nuno Teixeira explica que, em dinheiro, os valores do aumento de dez por cento "são diferenciados". Nos concelhos de Lisboa, Cascais e Oeiras é pago um valor de 336€, enquanto no Porto, Amadora, Almada, Odivelas e Matosinhos o valor é de 312€.
"Isto segue aquilo que são indicadores em termos de custos de alojamento. Se for necessário nós a avaliaremos a necessidade de reforçar extraordinariamente como fizemos no ano letivo anterior", afirma.
TSF\audio\2023\08\noticias\25\pedro_nuno_teixeira_2
O preço médio de quartos e apartamentos para estudantes subiu 10,5% no último ano, ultrapassando os 400 euros em Lisboa e no Porto, segundo o último relatório do Observatório do Alojamento Estudantil publicado no início do mês.
Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado do Ensino Superior reconheceu que "o assunto preocupa o Governo" e garantiu que "até ao verão de 2026" será "duplicada a capacidade de alojamento de estudantes para 28 mil camas".