O artista português apresentou este sábado o novo trabalho em Lisboa. Antes de subir ao palco, contou à TSF um pouco do processo criativo, que fala de "amor, identidade e crescimento".
Corpo do artigo
Em 2023 já tinha atuado no palco Coreto do NOS Alive e revelado à TSF que o novo EP sairia no final do ano. Este sábado, João Nicolau Quintela, que se apresenta artisticamente como Peculiar, cumpriu a promessa e mostrou aos fãs o seu mais recente trabalho "Lágrimas de Pérola".
Dezenas de pessoas foram até ao bar Tokyo, em Lisboa, para ouvir as quatro músicas que integram o recente trabalho de Peculiar, mas o artista acabou por surpreender todos com a exibição de uma curta-metragem.
Antes de subir ao palco, Peculiar contou à TSF que entrevistou os homens da família, a avó e a mãe para "ter perspetivas exteriores sobre o que todos os tópicos falados ao longo do EP, desde amor, identidade e crescimento".
João Quintela nasceu em Faro, mas foi em Lisboa que viu uma porta aberta para seguir os seus sonhos. A mudança não foi fácil: por um lado, preocupou muito os pais e, por outro, levou "à transformação de um rapaz em homem". Com base nesta premissa, nasceu o nome do EP "Lágrimas de Pérola".
"As pérolas são formadas através do sofrimento e a nossa identidade muitas vezes é formada pelos momentos em que temos dor e nos questionamos o que somos. A minha ida de Faro para Lisboa despoletou o EP todo", explicou Peculiar.
"Do nada, vi-me num ambiente em que estava tudo a zeros. Não tinha amigos nenhuns, não tinha vida profissional...foi tudo a zeros. Tudo isso foi um processo de autodescobrimento. Estava habituado a viver com os meus pais e com o meu irmão, e de repente chegava a casa e não havia barulho nenhum", acrescentou.
O tema "Escura Noite" abre o novo EP de Peculiar. Apesar de ter sido a primeira a ser composta, foi a última a ser lançada: "Estava na minha aula na ETIC e o meu professor pediu-me para compor uma música. Eu não tinha nenhum suporte instrumental, então compus essa música à capela. Foi composta, na verdade, primeiro do que qualquer outra música do EP. Depois, com a ajuda da b-mywingz (Margarida Adão), construímos toda uma nova estrutura para transmitir melhor o sentimento."
Do "Lágrimas de Pérola" fazem ainda parte os temas "Lua", "Chora" e "Chover", todos com produção de b-mywingz. A apresentação do novo EP vai passar ainda por Faro, no dia 25 de novembro, onde Peculiar vai "regressar ao ninho e tocar para a família".
Para o futuro, o artista garantiu estar "entusiasmado" e voltou deixar uma revelação à TSF: "Posso dizer que estou a trabalhar já novas músicas."