O fogo no Algarve está já em "fase de resolução". A comandante nacional adjunta da Proteção Civil afirmou que há agora apenas 49 pessoas deslocadas, que deverão regressar a casa ainda esta noite.
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) informou, esta manhã, que o incêndio de Monchique está em "fase de resolução". O incêndio, que estava ativo em permanência desde as 13h22 de dia 3 de agosto, é dado, pela primeira vez, como "dominado".
"Todo o perímetro do incêndio e as suas reativações estão dominadas", confirmou a Proteção Civil à TSF.
Em comunicação à imprensa, a comandante nacional operacional adjunta da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, deu conta de que "não existe risco significativo de o incêndio sair da área que já afetou". No entanto, a comandante garante que o atual dispositivo de combate ao incêndio vai continuar no terreno, uma vez que as condições meteorológicas são propícias a eventuais reativações do fogo.
TSF\audio\2018\08\noticias\10\patricia_gaspar_1_muito_trabalho
Patrícia Gaspar anunciou ainda o aumento do número de feridos registados - são agora 41, um deles em estado grave.
Em sentido inverso, o número de pessoas deslocadas diminuiu para 49, sendo esperado que regressem a casa ainda durante esta sexta-feira.
TSF\audio\2018\08\noticias\10\patricia_gaspar_5_deslocados
Pelas 9h45 desta manhã, estavam no terreno a combater as chamas mais de 1300 operacionais, apoiados mais de 440 veículos e quatro meios aéreos.
O incêndio, que deflagrou há uma semana na localidade de Perna da Negra, no concelho de Monchique, no Algarve, alastrou aos municípios vizinhos de Silves e Portimão. O fogo obrigou à retirada de centenas de pessoas em várias localidades.
Notícia atualizada às 9h45