Proteção Civil regista 3300 ocorrências devido à depressão Kristin e alarga estado de prontidão máximo até à meia-noite

Créditos: Carlos Barroso/Lusa
O temporal causou também duas mortes, em Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, e em Monte Real, no distrito de Leiria
A Proteção Civil aumentou para 3300 o número de ocorrências devido à passagem da depressão Kristin pelo continente e alargou até às 23h59 o nível máximo de prontidão dos meios.
Segundo Daniela Fraga, adjunta do comando de operações nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), entre as 00h00 e as 12h00 desta foram registadas 3300 ocorrências, em especial nos distritos de Leiria e de Coimbra. Anteriormente, pelas 10h30, tinham sido indicadas 2600 ocorrências.
A ANEPC acrescentou que "a dinâmica das ocorrências foi muito significativa" nos distritos de Coimbra e Leiria, com constrangimentos devido a falhas nas comunicações, estradas cortadas e falta de eletricidade, que podem demorar a serem resolvidos.
As sub-regiões mais afetadas são Leiria, Coimbra, Lisboa, Península de Setúbal, Oeste, Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Aveiro.
Foram ativados o plano distrital de Coimbra e os planos municipais de Coimbra, Mira, Tomar, Ourém, Ferreira do Zêzere, Lourinhã, Alcobaça, Nazaré, Óbidos, Proença-a-Nova, Castelo Branco e Sertã.
A Proteção Civil alargou o estado de prontidão especial de meios de nível 4, o máximo, até às 23h59 desta quarta-feira.
Ainda segundo a Proteção Civil, poderá haver deslocação de meios de zonas menos afetadas para outras mais afetadas.
