O PS diz que a iniciativa do PSD de propor um referendo sobre coadoção de casais homossexuais representa uma tentativa de «distrair as atenções» dos «graves problemas» do país.
Corpo do artigo
A posição é assinada pela direção do Grupo Parlamentar do PS, num comunicado em que se salienta que o diploma do PS da autoria dos deputados Isabel Moreira e Pedro Delgado Alves é uma matéria «em discussão na Assembleia da República e já votada favoravelmente na generalidade».
«O PS entende que a iniciativa do PSD não é mais do que uma tentativa de distrair, neste momento, as atenções do país e a responsabilidade do parlamento dos graves problemas económicos e sociais que nos atingem», refere o texto.
Para a bancada do PS, «a falta de emprego, os cortes das pensões, a redução dos vencimentos dos trabalhadores, a desagregação social e a pobreza (?) são os grandes problemas que no imediato» se impõe «resolver e que preocupam fortemente a generalidade dos portugueses».
Antes deste comunicado, em declarações aos jornalistas, a deputada socialista Isabel Moreira insurgiu-se contra a iniciativa da JSD de propor um referendo sobre coadoção por casais homossexuais, classificando-a como um «estratagema antidemocrático» e «desleal» politicamente para bloquear a votação final do diploma.
Na semana passada, o presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, o deputado social-democrata Fernando Negrão, anunciou que o diploma sobre coadoção por casais homossexuais seria remetido para a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, para que em conferência de líderes fosse agendada a sua discussão e votação final em plenário.